Escola de Ensino Fundamental Polidoro Santiago | Timbó-SC

  • Escola de Ensino Fundamental Polidoro Santiago

Aonde estou: Início > A ESCOLA > Histórico

Histórico

 A primeira Escola Pública Oficial em Timbó, nascia aos 7 de setembro de 1935 com o nome de Grupo Escolar ” Polidoro Santiago” .

A escola recebeu o nome de Polidoro Santiago com a intenção de lembrar o engenheiro Polidoro Olavo de São Thiago, diplomado em 31 de março de 1879 na Escola de Engenharia do Rio de Janeiro. Fez todo o curso de Humanidades no Colégio “Santíssimo Salvador” dirigido na cidade do Desterro, como ao tempo se denominava a capital da Província, pelos reverendos Padres Jesuítas. Em 24 de abril de 1944 foi escolhido pelo congresso do Estado de que fazia parte como deputado, para o cargo de vice-governador, sendo o Dr. Hercílio Pedro Luz eleito. Instalou as primeiras linhas de bondes em Florianópolis. Casado com D. Francelina Dias da Cruz, pertencente esta a importante família do Rio de Janeiro, não deixou descendência, mas depois de viúvo adotou, como filha Éster, a quem soube dar primorosa educação e ilustração. Foi jornalista de pulso e desde moço tivera esta inclinação. Foi indicado várias vezes Engenheiro Fiscal de Estradas de Ferro.

Os primeiros anos de funcionamento deste Grupo Escolar deram-se na Rua Blumenau (ex – Exportadora de Fumos) com uma matricula de 180 alunos. Por exigência da 2ª guerra mundial, a Escola “Alemã” que sempre funcionou na Pérola do Vale, teve que fechar as portas e seus alunos transferidos para o Grupo Escolar “Polidoro Santiago” .

O Grupo Escolar funcionou na Rua Blumenau até o dia 19 de abril de 1944, quando foi inaugurado o novo prédio à Rua Benjamin Constant, 164, onde até hoje funciona o educandário com o nome de Escola de Ensino Fundamental ” Polidoro Santiago”.

O diretor fundador foi o Professor Nestor Margarida. Os diretores que o sucederam foram: Sr. Edmundo dos Santos, Sr Francisco Giacomini, Sr. Wirtolino Schütz. Sr Cândido Goulart, Sr. Armin Faísca, Prof. Nestor Margarida, Prof. Ronald Schneider, Irmã Irma Girardi, Prof. Emir Ropelato, Profª Maria Ramos Gonzaga Pelim, Sr. Felinto Schüller, Profª Elenir da Silva, Prof. Emir J. Felski Agostini, Profª Selma Bertoldi Prada, Prof. Pompeo Horácio Cristofolini, Prof. Cristiano José Volani.