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Proposta Pedagógica

O referencial teórico que ilumina a proposta pedagógica da EEF Polidoro Santiago é marcado pelos autores e fundamentos da Proposta Curricular de Santa Catarina e a Teoria da Atividade: adota-se a linha do sociointeracionismo.

CONCEPÇÃO DE SER HUMANO: o ser humano é entendido como social e histórico. Historicamente situado e determinado socialmente. É a síntese das relações: indivíduo – sociedade, que são dialéticas e marcadas por contradições e luta de classes. A história é um produto humano, portanto, ela pode ser mudada pela ação humana.

VISÃO DE ESCOLA: a escola é o “lócus” privilegiado do acesso ao conhecimento e do saber sistematizado historicamente acumulado pela humanidade. Oferecer um acesso de qualidade a este saber é interferir nas relações de poder, onde as classes menos favorecidas passam a ter oportunidades de mudar sua vida pessoal e da comunidade em que vive.

CONCEPÇÃO DE SOCIEDADE: a sociedade é um produto humano, por isso mesmo, histórica. Ela é fruto das contradições e das lutas de classe. É mutável, pois como resultado da ação humana ela está sujeita as mudanças.

CONCEPÇÃO DE APRENDIZAGEM: é fundamentada nos princípios da psicologia histórico-cultural de Vygotsky (psicólogo russo – 1896 a 1934). Nesta linha, a aprendizagem acontece na interação com o outro, portanto, aprender implica sempre numa atividade coletiva, na qual o professor é o responsável pela mediação dos conhecimentos científicos. A aprendizagem acontece na relação professor (mediador do processo) – conhecimento – aluno. Mediante uma interação dialógica, professor e aluno, juntos, podem chegar a uma síntese, ou seja, ao conhecimento organizado, sistematizado. É o sóciointeracionismo.

FILOSOFIA DA ESCOLA: O ensino oferecido na EEF Polidoro Santiago, em parceria com a comunidade escolar, visa o pleno desenvolvimento do aluno, seu preparo para o exercício da cidadania e para o mundo do trabalho.

OBJETIVO GERAL: Oportunizar ao aluno condições de se apropriar dos conhecimentos científicos, através das interações sociais, para que este possa agir, de forma consciente, na realidade em que vive.

METODOLOGIA: de acordo com a Proposta Curricular de Santa Catarina. Adotamos o sociointeracionismo concretizado pela Teoria da Atividade (Atividades de Aprendizagem).

GESTÃO DEMOCRÁTICA: A E.E.F. “Polidoro Santiago” adota os princípios da gestão democrática estabelecidos na Constituição Federal, LDB e nos Plano Nacional e Estadual de Educação, pois acredita que somente com a participação de toda comunidade escolar nas decisões da escola pode-se chegar à verdadeira autonomia pedagógica, financeira e administrativa, e à elevação da qualidade de ensino. Por isso, promoverá a criação e manutenção de órgãos colegiados de participação como os Conselhos Escolares.