Projetos

Pedagógicos

Projetos Pedagógicos

PROJETOS PEDAGÓGICOS


Projetos que serão desenvolvidos no ano letivo, em parceria com o NEPRE e as ENTIDADES DEMOCRÁTICAS:

PROJETOS ANUAIS OBRIGATÓRIOS

Dia da Integração da Família na escola no mês de abril (legislação estadual)

Objetivo: integrar a comunidade à escola e desenvolver atividades de integração entre pais e filhos.

Atividades: palestras, atividades esportivas e relacionadas à saúde.

Parcerias com posto de saúde e outras entidades.

Organização: Direção e Conselho Deliberativo

Dia Cultural: Arraiá (último dia do 1º semestre)

Objetivo: integração de alunos e professores; reconhecimento do pluriculturalismo brasileiro.

Atividades: apresentações culturais e lazer com o tema “caipira”.

Coordenação: ATP e APP.

Avaliação: nota para os alunos participantes das atividades culturais.

Olimpíada Cultural e Esportiva Interna (anual)

Objetivo: desenvolver atividades culturais e esportivas; favorecer o espírito de cooperação; reconhecer a diversidade.

Atividades: competição esportiva (Modalidades individuais e coletivas) e competição cultural (desafios de conhecimento e apresentações culturais)

Cronograma: a partir do mês de abril até novembro.

Coordenação: Direção e professor de Educação Física.

As turmas que mais pontuarem serão premiadas no final do ano.

Dia da Integração: Mostra de trabalhos e Conselho de Classe Participativo (sábado outubro).

Objetivo: mostrar à comunidade os projetos e trabalhos desenvolvidos em sala de aula, como resultado da aprendizagem; reunir a comunidade para uma palestra de interesse comum.

Atividades: Mostra de Trabalhos; Palestra.

Os alunos receberão nota pela participação na Mostra e pela participação dos pais.

Coordenação: ATP e Direção.

Dia da Família na escola e Conselho de Classe Participativo (sábado de maio)

Objetivo: reunir pais, alunos e professores para discutir a avaliação e os resultados da aprendizagem; realizar apresentações culturais; promover o Conselho de Classe com os pais.

Atividades: apresentações culturais; conselho de classe com os pais; e entrega de boletins.

Coordenação: ATP, Conselho Deliberativo e Grêmio Estudantil.

Avaliação: nota para os alunos envolvidos nas atividades.

NEPRE

Significado da sigla: Núcleo de Educação e Prevenção – NEPRE. É uma estrutura criada pela Secretaria de Estado da Educação para consolidar políticas públicas de prevenção, de promoção do direito à saúde e da paz junto às Gerências Regionais de Educação e Escolas da Rede Pública Estadual, para atuar nas temáticas sociais, em especial: sexualidade, substâncias psicoativas (drogas lícitas e ilícitas) e as expressões da violência.

Objetivos:

Ampliar os conhecimentos científicos, sobre o uso e abuso de drogas (lícitas e ilícitas), o desenvolvimento da sexualidade e das manifestações das violências, nas unidades escolares, visando à conscientização e ao posicionamento crítico de educadores e estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino, orientados para a qualidade de vida na comunidade;

Fomentar a construção de uma rede de proteção integral às crianças e aos adolescentes;

Instituir a cultura da paz e da solidariedade.

Principais linhas de ação:

Fomentar a inclusão de temas sociais e de saúde nos currículos das escolas, da rede pública estadual.

Produzir documentos, livros, revistas, artigos em articulação com as GEREDs, unidades escolares e Gerências da Educação Básica, para orientar subsidiar professores e alunos no campo das questões sociais e de saúde, o que inclui educação sexual, combate ao uso/abuso de drogas e as diferentes violências.

Promover formação continuada aos professores, de modo a permitir a reflexão sobre os desafios que se impõem à prática pedagógica, em face da diversidade de necessidades apresentadas pelos alunos no contexto escolar.

Assessorar às GEREDs/Escolas na implantação e efetivação das ações do NEPRE.

Participar em Conselhos Estaduais e Municipais comprometidos com a garantia e a defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

Uma comissão mista (professores, pais e alunos) será responsável pela articulação dos projetos a serem desenvolvidos no ambiente escolar, sempre integrados ao Projeto Político Pedagógico.

Coordenação: ATP, CDE e GE.

Recreio Monitorado

Objetivo: monitorar o recreio para que ele seja pedagógico; desenvolver atividades esportivas, culturais e de integração entre os alunos; garantir segurança e disciplina dos alunos; cumprir a legislação.

Atividades: esporte, leitura, dança, brinquedos, jogos, etc.

Coordenação: professores e Grêmio Estudantil.

Dia do Estudante

Objetivo: comemorar o dia do estudante, valorizando a importância do estudo para a formação do aluno em seu percurso formativo.

Atividades: esportivas e culturais.

Coordenação: Grêmio Estudantil.

Conselho de Classe Participativo

Objetivo: democratizar o Conselho de Classe; melhorar a aprendizagem.

Etapas:

a) Pré-Conselhos por segmento: pais, alunos e professores.

b) Conselho de Classe Formal (definição das notas).

c) Conselho de Classe Participativo: conclusões do pré-conselho, avaliação do bimestre e sugestões.

Indicadores, forma e responsáveis

a) Pré-Conselho com os alunos:

– Metodologia e didática.

– Conteúdos e assuntos trabalhados.

– Atividades desenvolvidas.

– Participação dos alunos.

– Uso das tecnologias.

– Dificuldades na aprendizagem.

– Aspectos positivos.

Responsável: Diretor.

Forma: reunião com a turma e relatório.

b) Pré-Conselho com os pais

– Cargos e funções existentes.

– Participação nos eventos escolares.

– Rotinas de estudo e acompanhamento dos filhos.

– Conhecimento do currículo escolar.

Responsável: Diretor.

Forma: Questionários e compilação das conclusões.

c) Pré-Conselho com professores

– Rendimento geral da turma.

– Participação/comprometimento.

– Assiduidade.

– identificação de defasagens e dificuldades.

– Ações para melhoria.

Semana da Paz (1ª semana de outubro)

Objetivo: cumprir a Lei Estadual 13.834/2006; refletir e sensibilizar para uma cultura da paz em na escola, visando substituir a violência instalada em nossa sociedade.

Atividades: cartazes; faixas, banners, charges, teatro, vídeos, brincadeiras, jogos.

Coordenação: Ensino Religioso.

Avaliação Institucional (Bianual)

Objetivo: avaliar a instituição através de instrumentos e indicadores externos; perceber o nível de satisfação da comunidade com a escola; traçar novas metas; acolher sugestões; elencar pontos vulneráveis e desafios da instituição.

Atividades: questionários com todos os segmentos; reuniões; e Assembleia para divulgação dos resultados.

Coordenação: Direção; CDE e GE.

Desfile Cívico e Semana Cívica

Objetivo: resgatar os valores da cidadania; refletir sobre essa cultura do “desfile”; valorizar o patriotismo.

Atividades: participar do desfile organizado pela SEMED; participar das homenagens cívicas na escola.

Coordenação: ATP, Direção, Grêmio Estudantil e Professor de Educação Física.

Avaliação: nota para os alunos participantes do desfile cívico.

PROJETOS OPCIONAIS

Bosque Literário

Ciclo de palestras

Parada Literária

Circuito Literário

Páscoa

Concurso de Poesia

Gincana

Dia da Fantasia

Show de Talentos

Auto Natalino

Bullying e Sexualidade

Grupo de Leitores

Fiscais do Patrimônio

Escola Sustentável

Demais projetos propostos pelos segmentos da comunidade escolar.

Esses projetos não obrigatórios serão planejados, executados e avaliados pelas Entidades Democráticas, articulados pela coordenação pedagógica da escola representada pela Assistente Técnico Pedagógica. A escolha dos projetos será definida pelo Conselho Deliberativo Escolar, de acordo com a definição do planejamento inicial dos professores.