RESUMO DA PROPOSTA

POSICIONAMENTO POLÍTICO PEDAGÓGICO

Os fundamentos que definem a intencionalidade educativa, as prioridades e ações a serem desenvolvidas na EEF Polidoro Santiago pelos docentes e profissionais da educação, estão fundamentados na Proposta Curricular de Santa Catarina, na Base Nacional Comum Curricular e na legislação vigente. Resumidamente:

a) Concepção de ser humano: o ser humano é entendido como social e histórico. Historicamente situado e determinado socialmente. É a síntese das relações: indivíduo – sociedade, que são dialéticas e marcadas por contradições e luta de classes. A história é um produto humano, portanto, ela pode ser mudada pela ação humana.

b) Visão de escola: a escola é o “lócus” privilegiado do acesso ao conhecimento e do saber sistematizado historicamente acumulado pela humanidade. Oferecer um acesso de qualidade a este saber é interferir nas relações de poder, onde as classes menos favorecidas passam a ter oportunidades de mudar sua vida pessoal e da comunidade em que vive. Assim, a escola tem um papel significativo no percurso formativo do aluno, devendo contribuir com sua formação integral, tendo a diversidade como um princípio formativo.

c) Concepção de aprendizagem: supõe que os estudantes aprendem na interação: com os professores, com os colegas e com o objeto do conhecimento. A interação do sujeito com o mundo se dá pela mediação de outros sujeitos. O papel do professor é de provocar nos alunos avanços que não ocorrem espontaneamente, sendo mediador do processo educativo.

d) Percurso Formativo: visa superar o etapismo escolar e a fragmentação presente na organização curricular. Fundamenta-se na visão de que a escola deve contribuir significativamente no percurso formativo do aluno, não sendo a única responsável por sua educação e formação.

e) Perspectiva da Formação Integral: baseada numa concepção multidimensional do sujeito. A escola, através dos conceitos e conteúdos, buscará desenvolver no aluno habilidades e competências essenciais para seu desenvolvimento nas dimensões: ética, estética, política, espiritual, socioambiental, técnica e profissional.

f) Diversidade: servirá como elemento integrador do currículo. Esse elemento será essencial para reconhecer as diferentes configurações identitárias e as novas modalidades de educação.

g) Filosofia da Escola: O ensino oferecido na EEF Polidoro Santiago, em parceria com a comunidade escolar, visa o pleno desenvolvimento do aluno; seu preparo para o exercício da cidadania; para o mundo do trabalho; e para seu convívio na sociedade, sabendo respeitar e conviver com as diversidades.

h) Metodologia: Baseia-se na visão de fundamentar a ação pedagógica na perspectiva da formação integral, na qual o papel da escola, do professor, do aluno e do conhecimento esteja a serviço da cidadania. Nessa linha, a diversidade servirá como princípio formativo concretizada na integração das áreas do conhecimento. As atividades de aprendizagem e os gêneros textuais, serão o fio condutor da prática do professor.

l) Áreas do Conhecimento: organização curricular que visa superar a fragmentação disciplinar, compreendida como uma formação integral num percurso formativo menos fragmentado. Envolve a articulação dos diversos componentes curriculares em áreas, visando o planejamento e avaliação.